Dicas para comprar na Black Friday!

Dicas para Black Friday: eis que o melhor dia do ano para quem adora fazer umas comprinhas está chegando: a Black Friday, que acontecerá na próxima sexta-feira (23/11), e claro, temos que estar preparados para uma data como essa, não é mesmo? #Adoramos

Para que tudo saia bem e você faça ótimos negócios na Black Friday, alguns cuidados são necessários e, como não poderíamos deixar de fazer, separamos algumas dicas para que suas compras sejam excelentes, confira:

  • Segure o ímpeto consumidor!

Compras feitas no impulso são, na maioria das vezes, um convite ao arrependimento. Por isso, respire fundo e esteja preparada para receber ofertas de todo tipo de coisa, incluindo aquelas que você definitivamente não precisa (mas que parecem tãããão úteis…);

  • Planeje-se!

Um ponto muito importante (e que já deve estar na ponta do lápis) é o seu planejamento. Faça uma lista de coisas que você realmente esteja precisando e, se possível, pesquise todos os dias as variações de preços nos sites ou lojas físicas que você pretenda comprar o produto. O planejamento vai te dar uma real noção sobre a promoção oferecida no dia e evitará que você caia no bom e velho truque do “tudo pela metade do dobro”. Estabelecer prioridades e um orçamento real do que pode ser gasto também será fundamental para não estourar o limite e nem se endividar demais.

  • Pesquise!

PESQUISE A LOJA ESCOLHIDA E REDOBRE A ATENÇÃO QUANDO O DESCONTO FOR MUITO MAIOR DO QUE ESPERADO!

É muito comum encontrar páginas de lojas que você nunca ouviu falar, oferecendo produtos ótimos por preços ainda melhores. Nessa hora, vá em um site de pesquisas e digite “NOME DA LOJA + Reclame Aqui”. Analise os resultados para saber se, por acaso, alguém já comprou no local e teve problemas. Observe como é o comportamento da empresa nas respostas ao público, inclusive nas redes sociais (se ela responde todo mundo, se oferece soluções ou se simplesmente some). Num geral, uma pesquisa dessas vai te dar uma segurança maior. A experiência de outros usuários pode servir de guia para a sua compra evitando uma dor de cabeça daquelas;

  • Atenção aos detalhes!

Escolheu a loja, verificou se é confiável e resolveu que vale a pena tentar? Ótimo. Agora preste bastante atenção em cada passo que a página oferece para concluir seu pedido. Algumas promoções simplesmente somem e toda atenção é necessária, preencha os formulários devagar, com calma e sem enganos.

Motivos de sumiço de promoções

Quando aquele desconto ou condição não aparece ao concluir a compra, verifique:

  • Quais as condições para a obtenção do desconto (é preciso ler todo o anúncio);
  • A empresa faz entrega na sua região?
  • O CEP informado está correto (muitos problemas nas lojas virtuais são por causa de erro nessa informação)?
  • Atingi o valor mínimo de compra para aquele benefício?
  • Ainda há estoque do produto?
  • Lentidão e problemas de conexão

Muitas vezes a loja pode apresentar lentidão por causa do alto tráfego de navegação. Isso é comum e não significa que a loja é insegura ou ruim. Respire fundo e tenha paciência, pois, problemas do tipo podem levar, até mesmo, ao esgotamento do estoque do que você queria.

Atente-se, nesse caso, se o seu pedido foi concluído corretamente (se não há duplicidade, por exemplo). É possível conferir acessando o site com seu login e senha e clicando em “Meus Pedidos”. Caso encontre algum erro, já entre em contato nos canais oficiais de atendimento da loja.

  • Segurança é fundamental

Se você vai comprar online é essencial que tenha um antivírus instalado em seu computador. Fique sempre atento aos alertas!

Jamais insira seus dados em algum site notificado pelo seu antivírus e redobre a atenção em ofertas que chegam em seu e-mail. Muitas fraudes vêm disfarçadas de lojas conhecidas, então, atente-se:

  • O link da página está correto? Tem alguma letra a mais ou a menos? Desconfie!
  • Na barra de endereços você vê um “cadeado aberto / vermelho”? Desconfie!
  • O visual está muito diferente que o usual? Ou com artes mal diagramadas? Desconfie!

É comum percebemos algum sinal na hora da compra e, com um olhar atento, você consegue escapar dessa galera incômoda que tenta tirar vantagem em um dia como esses.

  • Prazo de entrega!

Esse é um fator que gera muito problema e confusão. Muitas lojas liberam na Black Friday promoções incríveis, mas de produtos em pré-venda (ou seja, em processo de fabricação), produtos com estoque para chegar ou, até mesmo com condições de entrega alteradas. Isso significa que o produto que você comprou pode, sim, ser oferecido naquele precinho, mas que pode demorar mais do que você imaginava. Por isso, atenção aos detalhes e… paciência!

  • Confiança amiga? Cuidado!

Você e mais algumas pessoas resolveram fazer uma compra conjunta para “rachar” o frete ou aproveitar determinadas promoções. Aqui entra o fator confiança: você dará conta da dívida que fez com a amiga? Ou o contrário: ela conseguirá arcar com a dívida?

Se houver qualquer insegurança nessa questão tão delicada, a promoção acaba virando uma dor de cabeça para você, para a pessoa, a amizade pode até acabar (sim, existe isso) e não queremos discórdia em um dia desses, não é mesmo? Se a compra for com mais pessoas, planejem-se juntas e, claro, deixem o pedido por conta da detentora dos documentos financeiros (jamais entreguem senhas e números de documentos a terceiros);

  • Avarias e problemas: sim, reclame!

Embora haja empresas que afirmam não serem obrigadas a arcar com os problemas de transporte e/ou avarias nos produtos, o código de defesa do consumidor garante que sim. A loja tem total responsabilidade sobre o produto chegar em perfeitas condições. Como reclamar?

  • Em primeiro lugar, procure a empresa para tentar resolver. Verifique quais são os horários e prazo de atendimento (que geralmente estão explicados no site oficial) e aguarde o retorno.
  • Em caso de não atendimento ou de não se disporem a encontrar uma solução, lembra do Reclame Aqui? Pois é… Entre no site e descreva o seu caso em detalhes para solicitar uma solução (e até para ajudar outros usuários em futuras compras).
  • Se, ainda assim, a empresa não resolver o problema, seja com um novo envio ou com o reembolso do pagamento, é hora de procurar o Procon. O Procon é o órgão oficial de atendimento contra empresas que desrespeitam as leis do consumidor e existe em diversas cidades no País.

Importante: a Black Friday (ou outras promoções) não isentam as lojas de cumprir garantias. E o mesmo vale para garantia de fábrica, ou seja, você pode reivindicar reparos, trocas, consertos, tudo o que uma compra normal já contempla.

  • Deu tudo certo? Elogie!

Assim como temos que reclamar quando algo não dá certo com um pedido cuja empresa não se responsabiliza ou resolve a situação, é de bom grado avaliar a loja quando tudo foi melhor que o esperado, afinal, assim fica mais fácil de outras pessoas saberem que aquela empresa é confiável (lembra que uma das dicas é, justamente, olhar as avaliações?)!

Não só para Black Friday…

É claro que essas dicas são válidas para qualquer compra, durante qualquer época. Uma boa experiência de compra merece ter um bom desenrolar antes, durante e depois. Isso significa que o produto tem que ser: necessário, desejado, pesquisado, escolhido e comprado em uma loja segura. Depois de toda precaução, é hora de relaxar! Boas compras!

 

O Portal Beleza Simples indica dois sites de cosméticos super confiáveis para a sua compra de Black Friday!

Para as mulheres, a LEFT Cosméticos possui uma boa variedade de tratamentos, que atendem aos diversos formatos e tipos de cabelos. A LEFT está com bons descontos na campanha de Black Week, confira clicando aqui.

Já para o público masculino, que, cada vez mais, está preocupado com seu estilo e cuidados da aparência, o site Use Gambler traz diversas promoções em cosméticos para barbas, cabelos e pele. As linhas são todas inspiradas em jogos e com qualidade impecável, confira clicando aqui.

 

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